Comércio Varejista: Vendas caem pelo 2º mês consecutivo

Comércio Varejista: Vendas caem pelo 2º mês consecutivo

Comércio Varejista: Setor fecha 3º trimestre no vermelho

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (11/11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista registraram uma queda de 1,3% em setembro, na comparação com o mês de agosto. O resultado significa a segunda retração consecutiva do setor, que fechou o 3º trimestre no vermelho.

Se comparamos com setembro de 2020, a queda chegou a 5,5%, também foi a segunda seguida. Na comparação com os 3 meses anteriores, a queda do setor no 3º trimestre foi de 0,4%, após ter registrado um crescimento de 2,5% no 2º trimestre.

O resultado do mês de agosto também foi revisado pelo IBGE, apontando uma queda de 4,3%, tombo mais intenso que o recuo de 3,1% da leitura inicial.

A pesquisa da “Reuters”, apontou que as expectativas eram de recuos de 0,6% na comparação mensal e de 4,25% sobre um ano antes.

“Esse segundo mês de queda vem com intensidade razoável, mas em menor amplitude que agosto (-4,3%). Depois da grande queda de abril do ano passado, início da pandemia, veio uma recuperação muito rápida que levou ao patamar recorde de outubro e novembro de 2020. Depois tivemos um primeiro rebatimento com uma nova queda forte em dezembro e dois meses variando muito próximo do mesmo nível pré-pandemia, até março, mês a partir do qual houve nova trajetória de recuperação. Desde fevereiro de 2020, o setor vive muita volatilidade”, afirmou o gerente da PMC, Cristiano Santos.