Marketing Contábil: Importância de estar nas redes sociais e os principais canais que devem ser explorados

Marketing Contábil: Importância de estar nas redes sociais e os principais canais que devem ser explorados

Redes Sociais: Saiba mais

Caro contador, você tem noção da importância de estar nas redes sociais? Além disso, sabe quais são os principais canais de comunicação que devem ser explorados? 

Se a resposta for não, sinto te falar, mas  você está na contramão daquilo que está acontecendo no atual cenário da contabilidade. Estar conectado nas principais redes sociais e saber explorar os principais canais, se tornaram mais que um diferencial para os contadores. Podemos dizer que atualmente, aqueles que não investem em melhorias no setor de comunicação acabam ficando obsoletos no mercado.

A importância do Marketing Contábil para os contadores

Mas vamos manter a calma. Como já falamos aqui, o Poder Contábil, em parceria com a Infoco, está produzindo um “Guia Completo de Redes Sociais para Contadores”. 

Sendo assim, no conteúdo de hoje, vamos mostrar a importância e porque o seu escritório de contabilidade deve estar preparado para estar mais do que apenas inserido nas redes sociais, mas também deve estar atuando de uma maneira rotineira e ativa.

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Redes Sociais: Importância de estar inserido

Antes de falar sobre a importância de estar inserido nas redes sociais, você pode estar se perguntando: “Por que eu tenho que adaptar minha empresa a isso se eu posso investir em outras mídias?” 

Bom, se você teve esse questionamento, é bem provável que tenha pensado em divulgar a sua contabilidade em outros meios, como: televisão, rádio, revistas, jornais, etc. Embora essas mídias também possam aumentar o alcance do seu escritório, você precisa ter ciência que atualmente, a internet é a plataforma mais bem-sucedida que existe.

Portanto, além de ser o modelo mais barato que existe, investir nas redes sociais é o meio mais democrático que existe nos dias de hoje. Lembre-se que as redes são capazes de abrir espaço para todo tipo de empresa, seja ela pequena, média ou grande.

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De acordo com um estudo divulgado pela plataforma “Cupom Válido”, que contou com dados da Hootsuite e da WeAreSocial, o Brasil é o terceiro país no mundo que mais utiliza as redes sociais.

Ainda segundo o estudo, os brasileiros passam, em média, 3 horas e 42 minutos conectados por dia. Com isso, o país só fica atrás da Filipinas (4 horas e 15 minutos) e da Colômbia (3 horas e 45 minutos).

Redes Sociais: Por que investir nas redes sociais?

O mundo digital e as novas tecnologias permitem que todo contador possa construir o seu próprio marketing. Com as redes sociais é possível produzir conteúdos de qualidade, além de começar a fazer vídeos para a divulgação da sua marca.

Invista em materiais relevantes para a capacitação de clientes, o instagram, por exemplo, permite que você realize pesquisas para entender o que o público está buscando na internet, além de possibilitar que você veja quais materiais estão dando mais engajamento. Com base nos resultados, você começará a produzir conteúdos de alta qualidade.

Invista na produção de vídeos, muitas pessoas estão saturadas de ficar o tempo todo atrás da tela do celular ou computador lendo alguma coisa. Normalmente os vídeos conseguem prender mais a atenção do cliente.

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Redes Sociais: Principais canais que devem ser explorados

Além do instagram, como mencionamos anteriormente, existem outras redes sociais em que a sua contabilidade deve fazer parte. Porém, é importante que você saiba que existe uma diferença entre fazer parte e ser fundamental para o seu negócio.

Nem todas as redes sociais vão ser fundamentais para a sua empresa. Apesar de muito parecidas (em alguns casos) em termos de ferramentas, elas possuem lógicas diferentes de comunicação. Uma vez que os públicos são diferentes, as linguagens são distintas e as propostas diversas. Não dá para usar todas da mesma forma e nem sempre será necessário utilizar todas para poder se comunicar.

Contudo, existe um outro lado nessa história. Não é necessário ser ativo em todas as redes, porém é importante se atentar para o fato de que sua empresa sempre estará em todas as plataformas, de uma forma ou de outra. Os usuários conversam sobre empresas, discutem se gostam ou não dos produtos. Mesmo naquelas em que a própria marca não está presente.

Por isso, estar em todas as redes, mesmo que de uma forma passiva, em alguns casos, é uma forma de participar das conversas. Além de acompanhar o que os usuários pensam sobre o seu negócio e esclarecer dúvidas.

Vamos citar agora, as principais redes sociais que você deve estar conectado com a sua marca para produzir conteúdos de qualidade e relevância.

  • Facebook: Ainda possui sua relevância, não é tão popular como era no começo mas ainda tem o seu público fiel
  • LinkedIn: O LinkedIn é uma rede social totalmente voltada para o mundo corporativo
  • WhatsApp: Principal canal de comunicação entre as pessoas no Brasil

Além delas, não se esqueça do instagram, conforme já mencionamos no texto.

Dica extra

Ao passar a ser ativo nas redes sociais, comece a observar o seu público. De qual tipo de conteúdo eles gostam, qual o horário eles mais vão interagir com você, etc.

Outro fator importante que deve ser observado é a faixa etária do público. Segundo o levantamento do “Cupom Válido”, os usuários que mais acessam as redes sociais no Brasil possuem de 16 a 24 anos. Além disso, mais de 92% deles utilizam as redes pelo menos uma vez durante o mês.