Open Banking: 65% dos brasileiros querem compartilhar seus dados

Open Banking: 65% dos brasileiros querem compartilhar seus dados

Open Banking: Saiba mais

Segundo uma pesquisa encomendada pela Quanto, plataforma de Open Banking, em parceria com a Aster Capital, 65% dos brasileiros se mostraram dispostos a compartilhar seus dados com o intuito de obter melhores taxas.

Realizada no mês de agosto do ano passado, a pesquisa teve a participação de 2 mil brasileiros espalhados por todas as regiões do país. Além disso, contou com pessoas de diversas classes sociais e faixas-etárias, desde que possuíssem dispositivos móveis e contas em bancos.

Victoria Amato, líder da área de negócios da Quanto, afirmou que “o usuário é muito mais propenso a compartilhar seus dados quando ele entende os benefícios reais que terá,”  

De acordo com dados da pesquisa, o brasileiro possui, em média, 3,5 contas bancárias. Cerca de 25% dos entrevistados afirmaram possuir 5 contas ou mais. O estudo também mostrou que 40% dos brasileiros nunca fecharam uma conta bancária. Entre os que disseram já terem encerrado, a maioria era cliente de bancos tradicionais. Segundo eles, a principal justificativa era o alto custo de manutenção.

O que é o Open Banking?

O Open Banking é um sistema regulamentado pelo Banco Central (BC) que permite o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas.

É importante ressaltar que o principal objetivo do Open Banking é proteger o usuário, dando a ele todo tipo de autonomia para escolher com quais instituições financeiras o cliente deseja se relacionar.