PIS/PASEP será liberado apenas em 2022

PIS/PASEP será liberado apenas em 2022

O depósito que seria realizado em julho foi adiado para o próximo ano

Trabalhadores que estavam contando com o dinheiro do PIS/Pasep, vão ter que esperar um pouco mais. Isso porque o benefício que até então seria liberado a partir de julho deste ano, foi adiado para 2022.

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), definiu que o depósito do abono só acontecerá no ano que vem, com previsão para o mês de fevereiro. Vale lembrar que antes desta decisão, o pagamento sempre era liberado no segundo semestre de um ano e no primeiro semestre do ano seguinte.

Qual a diferença entre o PIS e o PASEP:

  • PIS: Para os trabalhadores da iniciativa privada
  • PASEP: Para os servidores públicos

Para ter direito ao abono, o trabalhador precisará ter recebido em média até dois salários mínimos mensais. Além disso, ele deverá ter trabalhado com carteira assinada por um período de 30 dias no ano base ou 12 meses. Por último, é preciso que a pessoa esteja inscrita no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Qual valor será pago em 2022?

Depende do tempo que cada pessoa trabalhou em 2020. Aqueles que trabalharam por 12 meses, vão receber um salário mínimo (que hoje seria de R$ 1100,00). Já para aqueles que trabalharam por 30 dias em 2020, será realizado um pagamento proporcional de 1/12 do salário mínimo (que hoje seria de R$ 92,00).