Tendências da contabilidade para 2022: Gestão Inteligente e Blockchain

Tendências da contabilidade para 2022: Gestão Inteligente e Blockchain

Tendências da contabilidade: Saiba mais

Que o mundo está passando por uma transformação nós já sabemos, não é mesmo!? Cabe a nós, acompanharmos esse processo e estarmos preparados para as mudanças que estão sendo impostas pelo mercado.

O setor da contabilidade é uma área que está sempre em evolução e o ano de 2022 promete trazer muitos avanços. Com o mercado de trabalho cada vez mais online, é natural que as empresas que estejam nesse modelo acabem lucrando.

A contabilidade online, responsável por permitir que os serviços sejam realizados com mais agilidade e praticidade, está em alta. Assim como a contabilidade consultiva, que muda completamente o papel dos contadores na relação com o cliente. 

Essas duas mudanças são um reflexo da nova expectativa dos consumidores, que querem serviços cada vez mais práticos, com auxílio da tecnologia, mas também desejam que dados estratégicos sejam fornecidos com qualidade, junto a insights que de fato vão transformar a dinâmica dos negócios.

No conteúdo de hoje vamos falar sobre duas tendências da contabilidade que estão em alta para o ano de 2022, a “Gestão Inteligente” e o Blockchain”.

Tendências da contabilidade #1: Gestão Inteligente

É hora de investir pesado na contabilidade consultiva. Para isso, é preciso realizar  uma gestão inteligente. Sua empresa deve passar menos tempo realizando tarefas manuais e repetitivas, e mais tempo estudando os clientes e seus concorrentes.

Para que isso possa acontecer da melhor maneira possível, é necessário automatizar os processos da sua empresa. Com isso, os colaboradores terão mais tempo para estudar a carteira de clientes e atuar na criação de um planejamento estratégico, com foco voltado para resultados de médio e longo prazo.

Uma gestão de contabilidade inteligente faz com que o cliente busque aconselhamento na tomada de decisões. Além disso, faz com que ele enxergue sua empresa como um parceiro essencial no crescimento sustentável.

Tendências da contabilidade: Benefícios que um sistema de gestão pode proporcionar para uma empresa contábil:

  • Auxiliar na organização das rotinas;
  • Centralizar informações;
  • Controle dos recursos;
  • Estratégias eficientes;
  • Gestão financeira efetiva;
  • Maximização de lucros;
  • Melhor tomada de decisões;
  • Redução de custos;

Qual a relação entre gestão de compras e gestão de estoques:

Antes de entender como a gestão de compras e a gestão de estoques se relacionam, é importante saber que manter o equilíbrio entre elas é um desafio de extrema importância para o seu escritório.

Sem a presença da tecnologia, os dois setores atuam de maneira independente, por exemplo: Se o setor de compras não fornecer capital ou produtos, a produção e as vendas serão diretamente afetadas. Ou seja, se a gestão de estoques falhar, não haverá espaço físico para os materiais comprados.

Contar com um bom sistema de gestão irá auxiliar na sintonia entre os setores para o melhor desempenho possível da empresa, uma vez que somente com as informações sobre o estoque, será possível caracterizar as necessidades para a realização das compras.

Diferenciais competitivos que um sistema oferece:

Personalização: Ter um sistema personalizado, próprio para sua realidade, torna a forma de trabalhar com as informações específicas mais homogênea e com mais fluidez;

Produtividade: Com todas as questões que um sistema de gestão inteligente consegue economizar e tornar mais prático, as consequências são uma melhor produtividade, além de oferecer tempo hábil para análises e revisões. Dessa forma, ajudando a obter melhores resultados;

Confiança do cliente: Quando, em contato com o cliente, a empresa se mostra atualizada, moderna e comprometida com sua entrega, os laços de confiança vão se tornar cada vez mais fortes;

Tendências da contabilidade #2: Blockchain

Você já ouviu falar sobre o Blockchain? Essa tecnologia, que funciona como uma estrutura de dados digitais, é capaz de registrar transações financeiras ou contabilidades. Se trata de um recurso muito popular no registro de transferências de bitcoins, a principal moeda virtual.

Na contabilidade, o Blockchain também traz benefícios únicos. Se aplicada corretamente, essa tecnologia pode funcionar como uma espécie de livro-razão, que registra as contabilidades em tempo real. Com isso, em vez de usar um livro contábil privado, você pode usar o Blockchain para fazer um processo compartilhado entre pares.

Além de garantir o registro dos processos de contabilidade com segurança, o Blockchain reduz consideravelmente a quantidade de erros humanos. E, é claro, se torna ainda mais indispensável se sua empresa passa a aceitar transações via bitcoins.

Impactos do Blockchain na contabilidade:

Com a tecnologia blockchain, os escritórios de contabilidade vão começar a evoluir ainda mais. Tendo em vista que os registros contábeis vão ser armazenados de uma forma muito mais segura e sem qualquer tipo de violação, os contadores “só” vão ter o trabalho de mediação, garantindo que os dados corretos sejam armazenados.

A transparência é um dos principais atributos do blockchain. A tecnologia atua como um livro-razão indispensável para os contadores, uma vez que inclui todos os registros dos clientes.

A partir disso, o blockchain lhe permitirá atualizar sua documentação, métodos de faturamento e pagamentos de tributos, para pequenas e grandes empresas.

Vale ressaltar que uma vez registradas no blockchain, as informações não vão poder ser alteradas. Se houver necessidade de algum tipo de correção a mesma deverá ser feita posteriormente.

Contudo, ficará registrado de maneira transparente para todos, o armazenamento de dados irá acabar com a necessidade de se fazer registros da transação em seu próprio sistema, já que a informação será compartilhada.  

Importância do Blockchain

O blockchain está se tornando cada vez mais importante no mundo das transações online, como já vimos no texto é por meio da tecnologia que a moeda digital “bitcoin” consegue operar.

E não para por aí, o blockchain permite a realização de transações entre mercados completamente diferentes, como Brasil e China, por exemplo. Com a tecnologia isso é possível e acontece de uma maneira bem prática.

A ferramenta possibilita o funcionamento de moedas virtuais, uma vez que é uma estrutura de dados que representa a entrada da contabilidade financeira ou o registro de uma transação. Todas as transações são devidamente assinadas de forma digital, garantindo a autenticidade do documento e evitando qualquer tipo de alteração.