Valor da conta de luz sobe mais do que o dobro da inflação em 7 anos

Valor da conta de luz sobe mais do que o dobro da inflação em 7 anos

Conta de Luz: Saiba mais

De acordo com dados da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) obtidos pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, o valor da conta de luz no Brasil aumentou mais do que o dobro da inflação desde 2015.

Segundo a pesquisa, a tarifa residencial acumula alta de 114%, representando uma diferença de 137% em relação à inflação no mesmo período (48%). Ainda de acordo com a reportagem do estadão, além das correções realizadas anualmente nas tarifas, os últimos anos foram marcados pela criação de novos encargos e custos passados de forma direta ao consumidor.

Entre os principais motivos do aumento do valor, estão:

  • A necessidade do uso de termoelétricas;
  • O crescimento  de encargos e subsídios;
  • Modelo de contratação de energia;

Alexandre Lopes, vice-presidente de energia da Abraceel e responsável pelo levamento, destacou que a tendência do custo é aumentar para os consumidores residenciais, principalmente em momentos em que chove pouco, como aconteceu no ano passado.

“Temos custos de 2021 ainda não repassados para as tarifas. Então, devemos ter um aumento acima da inflação em 2022. Quando o novo empréstimo ao setor elétrico começar a ser pago, impactará ainda mais as tarifas. Então, parte desses custos da crise será neste ano, e outras parcelas nos próximos anos”, afirmou Lopes.

Vale lembrar que o impacto será menor para aqueles que atuam no mercado livre, onde a energia é negociada diretamente com as geradoras.